domingo, 15 de abril de 2007

E a pedra?


Conta-se que certa manhã, antes de sair para pregar nas vilas e anunciar a mensagem do Reino, Jesus reuniu seus discípulos e lhes disse: “Quero que vocês façam algo especial por mim hoje. Não é nada complicado ou difícil: todos podem fazer. Mas é muito importante que a única razão porque façam seja eu. Quero que cada um de vocês escolha uma pedra e a carregue por mim enquanto iremos em nossa jornada de hoje.” Imediatamente cada discípulo olhou em volta e escolheu a pedra que lhe pareceu melhor. Pedro pensou na longa caminhada que teriam pela frente, no sol escaldante e, pesquisando o solo, encontrou uma pequena pedra bem redonda e resolveu que seria aquela. Logo em seguida, Jesus e seus discípulos iniciaram sua jornada.

Tendo caminhado toda a manhã e visitado algumas vilas, ao meio dia chegaram a um lugar em que havia uma grande árvore. Jesus reuniu seus discípulos à sombra daquela árvore e pediu que cada um mostrasse a pedra que escolhera para carregar. Cada um estendeu a mão e nesse momento Jesus ergueu os olhos aos céus e disse: “Graças te dou, ó Pai, porque nos sustentas diariamente provendo o alimento de que necessitamos.” Nesse instante a pedra de cada um deles transformou-se em pão. Todos ficaram muito animados e felizes, exceto Pedro, que, olhando seu... biscoito... logo percebeu que sua escolha não fora das melhores. Bem, mas o que fazer? Comeu seu lanche em 20 segundos e esperou pelo que aconteceria.

Depois de descansarem, Jesus, mais uma vez, se dirige aos discípulos e diz: “Tenho um pedido para essa tarde também. Quero que vocês, mais uma vez, escolham uma pedra e a carreguem por mim. Não importa o tamanho, conquanto que eu seja sua maior motivação.” Imediatamente Pedro pensou na possibilidade de recuperar sua dieta. Olhando à sua volta escolheu uma pedra de tamanho bastante razoável, que lhe daria muito trabalho para carregar, mas que, certamente, compensaria. Lá se foram todos. E Pedro... carregando sua rocha.

Ao final do dia, depois de visitarem muitos vilarejos e suportarem o calor do sol, chegaram às margens do Mar da Galiléia. Jesus reuniu os seus discípulos e pediu que entrassem alguns passos dentro da água. Pedro imediatamente pensou: “Teremos peixe para o jantar! Maravilha!”.

Jesus então pediu que cada um jogasse a pedra que havia carregado por Ele dentro da água, o que todos fizeram, exceto Pedro que, temendo que “seu peixe” fugisse, foi baixando a pedra lentamente até estar completamente submersa. Mas para seu espanto, nada aconteceu.

Enquanto ele olhava incrédulo para a pedra no fundo d’água, Jesus e os demais discípulos saíram da água e seguiram andando. Pedro então, num misto de indignação e frustração, gritou por Jesus perguntando: “Mestre! Mas e a pedra? Ela não vai ser transformada em peixe para nosso jantar?” Todos pararam e voltaram seus olhos para Pedro. Jesus, calmamente, foi em sua direção e, olhando bem firme para o seu discípulo, com a ternura que lhe é peculiar, disse: “Pedro, por quem você carregou a pedra? Por mim ou por você mesmo?”

Usiel C. de Souza

Presidente da JUMOC e Pr. Auxiliar da Igreja Batista Praia do Canto em Vitória/ES.

Revista Juventude Batist Edição: nº 100

Seja o primeiro a comentar

Notícias

Vídeo

Fernanda, 14 anos, filha do médico Carlos Calasan, que sofreu um AVC e ficou em uma cadeira de rodas levanta da cadeira e sai andando, completamente curada para honra e glória do nome de JESUS.
Seja bem vindo, desde 14/02/08, você é nosso visitante de número

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO