sexta-feira, 23 de maio de 2008

O pesquisador e o criador


"O SENHOR, o Salvador de Israel, diz: ‘Meu povo, eu sou o seu Criador; antes que você tivesse nascido, eu já o havia criado. Sozinho, eu criei todas as coisas; estendi os céus e firmei a terra sem a ajuda de ninguém.’”
(Isaías 44:24)

“Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o SENHOR. Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador.”
(Salmos 95:6)

Existe um ramo espetacular de estudo da estrutura e das funções do sistema nervoso que é denominado neurociência.
Pesquisando o tema, me deparei com algumas coisas muito interessantes. Dentre elas, uma explicação sobre o funcionamento do aprendizado motor, que diz que quando tentamos mexer isoladamente algum membro do corpo (por exemplo a sombrancelha), o cérebro cria um esquema que organiza uma certa combinação de músculos. De início não funciona, porque acaba mexendo também outras partes involuntariamente. Mas depois, quando o cérebro detecta (através do retorno sensorial) que aquela ordem funcionou, ativa o sistema de recompensa produzindo substâncias que ajudam a fixá-la cada vez mais, e por isso, as repetições ficam mais fáceis e confiantes.
Interessante que o cérebro não cria neurônios, mas sim, aprende a reconhecer quais deles (já existentes e ativados em conjunto) realizam o movimento desejado.
A primeira reação que tive ao me deparar com essas informações, foi a de admirá-las. Mas vale dizer que foi inevitável reportar maior admiração por quem quer que esteja realizando estudos desse tipo. Afinal, estamos cercados de pessoas surpreendentes e não raramente ficamos impressionados com aqueles que possuem um vasto conhecimento em determinada área.
Entretanto, logo em seguida comecei a pensar sobre o quanto mais admirável é o Criador desse fantástico sistema, e porque não dizer de todas (TODAS) as outras coisas existentes e impressionantes em nosso universo: O Senhor Deus. Entretanto, muitas são as vezes em que deixamos de atribuir a Ele toda adoração e admiração que lhe são devidas.
Talvez porque pensemos que Ele está muito acessível, disponível em todo o tempo em oração (diferente daquele grande cientista, que parece estar num alto patamar, quase inatingível a nós, “pobres mortais”) ou então porque o mundo material nos deixa tão vislumbrados que deixamos de enxergar as maravilhas que estão bem além do que os olhos podem ver. Portanto, todas as vezes que nos impressionarmos com os feitos e as descobertas de determinada pessoa, que venhamos a refletir sobre o fato de que mais do que ela, deveríamos admirar aquEle por trás disso, e que se quisesse, poderia certamente nos humilhar com uma bagagem de conhecimento insondável, inesgotável e inatingível.
Apesar de tudo, esse Deus não ostenta títulos, mas se agrada profundamente de um coração que lhe rende todo louvor. Assim, que sejamos verdadeiramente discípulos apaixonados e de fato impressionados com todas as grandiosas coisas que o Senhor fez e fará, diante dos nossos olhos ou não.

Tenha um ótimo dia !!!

Escrito por: Priscila Lucchesi
Email: prislucchesi@ig.com.br
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Data: 21/5/2008

Seja o primeiro a comentar

Notícias

Vídeo

Fernanda, 14 anos, filha do médico Carlos Calasan, que sofreu um AVC e ficou em uma cadeira de rodas levanta da cadeira e sai andando, completamente curada para honra e glória do nome de JESUS.
Seja bem vindo, desde 14/02/08, você é nosso visitante de número

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO