Dependência aliada ao conhecimento

Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais."
(I Coríntios 2:12,13)
Dias atrás estive meditando sobre as orientações dadas pelo Senhor ao cristão, aliado ao preparo que este deve ter, cada dia mais, para crescer e se desenvolver no centro da vontade do Pai.
Um ponto a considerar nesse sentido é que, por maior que seja o agir de Deus em nossas vidas, o Senhor nunca chegará a dizer para seus filhos: vocês não precisam mais estudar ou aprender. Sempre precisaremos fazer nossa parte, até porque, na maioria das situações, Ele age em nós e através de nós usando como veículo aquilo que já entendemos. Um exemplo disso é quando o Senhor fala em nossa mente, lembrando-nos de um versículo já estudado e já memorizado. Portanto, houve nossa participação, o empenho em nos debruçarmos nas escrituras para que em determinado momento, o Pai trouxesse o direcionamento necessário.
Entretanto, comecei a refletir em um aspecto deste agir: sobre como, a medida que aprendemos mais e mais e nos estruturamos no conhecimento, corremos o risco de nos pautarmos naquilo que nossa jornada já agregou. Em outras palavras, temos uma tendência falha de confiarmos em nossos diplomas, ou seja: se já somos "graduados" em determinada área, chegamos à excelência nela, e isso já parece ser o suficiente. Entretanto, o texto bíblico acima deixa claro que por mais que a sabedoria humana aumente à medida que vamos agregando valores e experiências, nada disso substituirá o ensinamento e a orientação do Espírito Santo em cada passo desta caminhada.
Aliás, creio que o desafio aumenta à medida que vamos ficando mais "preparados", pois quem é iniciante sabe que de nada sabe, e assim, tem a humildade de aprender e aceitar. Porém, aqueles que já "muito sabem", podem acabar cedendo à tentação de agir em nome daquilo que já receberam, ao invés de contar integralmente com o auxílio do Senhor, dia após dia. Portanto, convido você a se colocar diante do Pai, invocando que Sua direção seja sempre o fator determinante em toda e qualquer situação que você vivenciar, e que o seu lado humano nunca venha a te dizer: eu já sei como fazer. Afinal, ainda que as situações se repitam e seu conhecimento possa parecer o bastante para você sair dela, lembre-se que sua vida e seu caminho não são seus, e que apenas a permanente dependência do Espírito Santo poderá te conceder com exatidão a resposta oportuna, verdadeiramente acertiva. Na vida espiritual, o conhecimento nunca poderá suprimir a dependência. Pense nisso !!!
Tenha um ótimo dia !!!
Escrito por: Priscila Lucchesi
Email: prislucchesi@ig.com.br
Cidade: Campinas Estado: São Paulo
Data: 16/4/2009
Postar um comentário