"Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?” Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo.
Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão.
Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher
em pé diante dele. Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?”
“Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”.
(João 8:3-11)
No texto acima, os senhores do legalismo tentaram aplicar uma prova objetiva em Jesus, limitando seu poder de escolha da resposta. Eles não aprendiam que o Senhor jamais poderia ficar preso em "obviedades"...
Ao conseguir a proeza, ou seja, o "ato justiceiro" de levarem a Cristo uma mulher surpreendida em adultério, eles achavam que já tinham o que precisavam para deixar Jesus confuso. Afinal, duas únicas respostas eram previstas na situação que provocaram e para qualquer das duas, eles teriam armadilhas. A primeira seria: "Atire então a pedra", para a qual poderiam dizer: "Mas... e o amor e o perdão ??" e a segunda seria: "Não atirem a pedra" a qual eles também poderiam rebater: "Mas... e a lei, onde fica ??"
Entretanto, (é até engraçado !!!!) Jesus deixou tão claro que não estava nem um pouco tenso ao cogitar uma resposta, que logo depois da pergunta ficou escrevendo com o dedo na terra, numa atitude que demonstra total despreocupação !!!
Diante da insistência dos "mestres", Jesus responde em poucas palavras, mas suficientemente cortantes como espada afiada, concluindo: QUEM NÃO TIVER PECADO, SEJA O PRIMEIRO. E o que Ele faz depois, "preocupado que estava" ??? Volta a escrever na terra...
Sua resposta, apesar de ter total coerência com aquilo que perguntavam, absolutamente não era o que esperavam. Afinal, sem réplica alguma, tudo o que os donos da razão conseguiram fazer foi sair de fininho, um a um, a começar dos mais velhos (cuja carapuça serviu mais rapidamente, haja vista terem mais tempo de vida - e consequentemente, de pecado) e em seguida, os mais novos...
Da mesma forma, o Senhor tem para revelar a nós Sua multiforme graça, inúmeras saídas para os problemas, e porque não dizer, incontáveis respostas para dar a mim e a você quando questionarmos a respeito de algo. E se Ele está disponível a responder até para aqueles que perguntam coisas com o cunho de acusação, quanto mais aqueles que O procuram querendo crescer ao Seu lado ?? Portanto, continue confiando nesse Deus maravilhoso, Deus que sempre te surprenderá, revelando a alternativa C quando as opções visíveis forem apenas A e B.
Tenha um ótimo dia !!!
Escrito por: Priscila Lucchesi
Email: prislucchesi@ig.com.br
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Data: 23/1/2009