sexta-feira, 4 de abril de 2008

Por uma pomba, e não por um elefante

“E foram as águas indo e minguando até ao décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes.
E aconteceu que, ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito.
E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas se secaram de sobre a terra.
Depois, soltou uma pomba, a ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra.
A pomba, porém, não achou repouso para a planta de seu pé e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e meteu-a consigo na arca.
E esperou ainda outros sete dias e tornou a enviar a pomba fora da arca.
E a pomba voltou a ele sobre a tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado sobre a terra.
Então, esperou ainda outros sete dias e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.”

(Gênesis 8: 5-12)

Após ter obedecido a Deus construindo e adentrado a arca que o Senhor ordenara, chuvas que até então nunca haviam caído (nem pequenas nem grandes), vieram e tomaram toda a Terra. Assim, Noé aguardava uma confirmação sobre o momento de voltar à terra firme. Com esse intuito soltou um corvo, que voltou por não ter encontrado lugar para repousar. Depois de um tempo, soltou uma pomba que de início também regressou, o que sinalizou a Noé que ainda não era o tempo. Mas numa segunda vez, após uma semana, Noé enviou novamente a pomba e algo aconteceu: ela não somente voltou, mas também trouxe com ela um ramo de oliveira no bico.
Com isso Noé compreendeu que as águas haviam baixado, e após outros sete dias, a pomba saiu e definitivamente não voltou.
Podemos perceber nesse gesto aparentemente simples que o nosso Deus é um Deus cuidadoso, Pai de amor. Quando ele faz a obra, faz por completo, e não somente através de sinais majestosos como a construção de uma grande arca ou um grande dilúvio. Ele usa situações singelas, como a que utilizou no desfecho deste significativo acontecimento.
Muitos conhecem essa história e inúmeros são os pregadores que utilizaram e utilizarão esse texto em seus sermões, porque de fato é possível extrair diversas lições da obra maravilhosa que Deus fez através da vida de Noé. Entretanto, nesse momento, convido você a olhar para a pomba, aquela pombinha que provavelmente era um dos menores animais que integravam a arca, mas que foi o bichinho que Deus utilizou para mostrar a Noé o que ele esperava: A vitória de pousar em terra firme novamente. Noé compreendeu porque foi sensível ao sinal, prestou atenção no que ela transmitia. (Aliás, já parou pra pensar o que seria se ele só considerasse a mensagem através de alguém de peso, como um elefante ??)
E você ?? Qual tem sido sua reação quando as pombinhas te trazem galhinhos, sinais de Deus ?? Você despreza, como se fosse uma coisa banal, pequena ?? Se esse for o seu caso, peça hoje mesmo ao Senhor para te dar um coração sensível ao Seu toque. Do contrário, você continuará na arca, esperando que algo grandioso (vindo de um elefante) aconteça. Pense nisso !!!

Tenha um ótimo dia !!!

Escrito por: Priscila Lucchesi
Email: prislucchesi@ig.com.br
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Data: 3/4/2008

Seja o primeiro a comentar

Notícias

Vídeo

Fernanda, 14 anos, filha do médico Carlos Calasan, que sofreu um AVC e ficou em uma cadeira de rodas levanta da cadeira e sai andando, completamente curada para honra e glória do nome de JESUS.
Seja bem vindo, desde 14/02/08, você é nosso visitante de número

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO