“Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,
não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.”
(Romanos 4:18-21)
Diante de tanta limitação e fragilidade humana, não são poucas as coisas que julgamos difíceis, ou mais: impossíveis de realizar. E o pior é que quando nos deparamos com essas barreiras aparentemente ou até concretamente intransponíveis, acabamos enfraquecidos, sofremos e nos desgastamos profundamente. Afinal, não existem decisões que resolvam a crise, atitudes que abram portas... ficamos sem fôlego, enclausurados com questões insolúveis... Então, o que fazer, quando nada que façamos, parece o bastante ???
É lamentável, mas alguns desses itens poderão ser mesmo insanáveis pra qualquer ser humano... O que estamos passando pode ser uma realidade para a qual ninguém possui o antídoto, por mais que venhamos a esperar que a saída ainda chegue através de alguém que se encontre em melhor posição.
Mas é possível aprender com a atitude de alguém que tinha um desses exemplares de problemas: Abraão. Ele era velho, Sara era velha. Aliás, como se não bastasse, ela também era estéril. Por onde viria justamente o contrário do possível - um filho, unzinho pelo menos para cumprir a multiplicação da descendência ?? Se considerasse os fatos, a esperança (ou melhor, a certeza) era de não ter nenhum. Não precisaria nem de exames médicos para atestar esta impossibilidade e não seria de duvidar Abraão sendo enquadrado como louco pensando o contrário. Porém, a Palavra revela um caminho, um único fio que ligou este homem à realização do impossível: A FÉ. O texto diz que ele “creu contra a esperança”. Isso significa dizer que simplesmente pela confiança em visualizar aquilo que até então não existia, e que não havia chance alguma – nem mesmo remota – de se materializar, esse servo de Deus agiu como se aquilo já tivesse se concretizado. Ele contrariou toda expectativa, pois tinha a convicção de que o Deus no qual ele cria era suficientemente poderoso para realizar o improvável, o impossível. E realizou !!!
Quem sabe você não tenha de igual modo alguma situação que é declaradamente intransponível, seja em relacionamentos, finanças, ou qualquer outra área fracassada. Mas principalmente em calamidades assim, o Senhor te convida a exercitar a ligação pelo único fio concreto de solução: a certeza do que se espera, com a confiança no Deus que tudo (TUDO) pode fazer. É importante frisar que para o Pai não existem barreiras, ou seja: Ele pode fazer o que quiser, não restando nada fora desse tudo !!!!
Portanto, que venhamos a fixar nossos olhos no Senhor e não no problema, em alguém mais forte ou em pessoas que ridicularizam a fé. Afinal, a fé em Deus fortalece, enquanto qualquer outra certeza enfraquece. O corpo de Abraão (sua realidade física) já estava amortecido, mas sua fé o fortaleceu. Tenha certeza de que o mesmo pode e vai ocorrer com você, e se for para honra e glória do Senhor, terras e céus serão abalados para trazer à existência aquilo que ainda não existe. Basta que você se apegue ao único fio concreto capaz de te dar plena vitória – a fé no poderoso e soberano Deus.
Tenha um ótimo dia !!!
Crendo contra a esperança
Escrito por: Priscila Lucchesi
Email: prislucchesi@ig.com.br
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Data: 14/4/2008