“Travessuras ou gostosuras?” ou Brincando com o inimigo?
O Dia das Bruxas é uma festa que tem ganhado muitos adeptos no Brasil, onde na noite do dia 31 de outubro várias pessoas, vestem suas fantasias, geralmente de bruxas, vampiros e monstros, e de uma forma descontraída se divertem na noite do Dia das Bruxas. No entanto o que elas geralmente não sabem é da origem dessa festa e o que ela representa no mundo para quem realmente é bruxa ou está envolvido com o ocultismo.
A palavra Halloween, teve origem na Igreja Católica e quer dizer Dia de Todos os Santos (All Hallow's Eve) que faz referencia aos homens e mulheres que foram canonizados pela igreja Católica. No entanto a origem dessa celebração é muito mais antiga. Ela faz parte das celebrações dos Druídas, que eram magos Celtas e habitavam nos territórios que hoje pertencentes à Inglaterra, França, Irlanda e principalmente na Alemanha, em torno do II milênio a.C..
O dia 31 de outubro era a celebração de Samhain, que marcava o fim do ano velho e início de um novo período, homenageando dessa forma o deus-sol Baal, que tinha garantido os estoques de alimentos para o inverno seguinte. Essa era uma data considerada sagrada, pois durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo dos vivos e dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.
O A festa de Halloween, teve seu inicio com os imigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) que foram para os Estados Unidos no século XIX. E a relação dessa data com as bruxas teve seu inicio na Idade Média onde a Igreja Católica promoveu a Inquisição, levando à fogueira todos aqueles que eles consideravam ter envolvimento com práticas de magias e bruxaria.
Hoje em dia, o 31 de Outubro, além de ser celebrado por muitos brasileiros, principalmente crianças, é também celebrado por grupos de Bruxos, Magos e seitas envolvidas com o satanismo. Tudo isso com o intuito não de divertir em uma festa a fantasia, mas sim de adorar o diabo.
"Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as."
(Efésios 5:8-11)